As técnicas de soldagem por fricção vêm avançando há mais de duas décadas, transformando os processos de soldagem de alumínio. Ainda assim, algumas pessoas não confiam na tecnologia do processo FSW de soldagem. Aqui está por que elas devem repensar.

Soldagem por fricção
A soldagem por fricção (FSW) vem sendo utilizada comercialmente há pelo menos 20 anos. A Boeing foi uma das primeiras a adotar na indústria aeroespacial e a Apple usou a soldagem por fricção para melhorar o iMac em 2012. Mesmo assim, ainda encontro pessoas que têm medo da tecnologia.

Mas pode confiar. E aqui está o porquê.

O que é soldagem por fricção?
Com a soldagem por fricção, a junção de duas peças de metal é feita com uma ferramenta rotativa, sem derreter (fundir) o material. A fricção entre a ferramenta e o material gera calor, o que leva a um amolecimento (estado plastico) local do metal ao redor da ferramenta. A junta é formada à medida que a ferramenta percorre a linha de junção, misturando e forjando juntos o material de duas peças de metal. Embora amplamente aplicada a diferentes materiais, o processo FSW é de longe mais comumente usada em alumínio laminado ou extrudado, em estruturas que exigem alta resistência e soldas de alta qualidade.

Vantagens da soldagem por fricção
A soldagem por fricção proporciona vantagens importantes. Como um processo de estado sólido, a soldagem por fricção elimina problemas relacionados à fusão, como porosidade e rachaduras. Além disso, como a soldagem ocorre a uma temperatura abaixo do ponto de fusão do metal, os resultados são uma distorção mínima do calor e baixos níveis de tensão residual, facilitando o controle da deformação. Esta é uma das principais razões pelas quais o nivelamento dos painéis de solda por fricção é superior aos seus equivalentes soldados por fusão na placa ou nos perfis.

A FSW possibilita a junção de materiais diferentes com excelente integridade de solda. As combinações incluem ligas de alumínio dissimilares ou mesmo alumínio e cobre, alumínio e aço, embora a última combinação ainda não esteja totalmente comercializada.

A soldagem por fricção proporciona maior resistência da junta em comparação à soldagem por fusão comum e é mais repetível do que outros métodos de soldagem. A consistência é maior. Nenhum material de enchimento, pré-aquecimento ou gás de proteção é usado. O FSW deixa uma aparência pura e limpa que normalmente não requer nenhum retrabalho.

Por que usar a solda por fricção?
Você está projetando um produto de alumínio que requer soldas longas? Ou uma estrutura de alumínio forte e impermeável para proteger as baterias de um carro elétrico? Talvez você esteja procurando reduzir seus custos de manutenção em aplicações offshore? Suas opções de design são limitadas?

Em suma, é isso que você obtém com a solda por fricção, comparada com a soldagem por fusão tradicional:

  • Aumento da força
  • Melhor vedação com juntas sem vazios e vazamentos
  • Soldas niveladas com o material principal
  • Tolerâncias estreitas devido à distorção de calor reduzida
  • Possibilidade de usar materiais mais finos com força de junção igual
  • Menos treinamento

O desempenho da resistência à tração de ligas de alumínio soldado por fricção é superior à soldagem a arco, com eficiências de juntas consistentemente melhores. Os dados também mostram que o desempenho de fadiga das soldas por fricção é superior ao das contrapartes de arco.

Assegurando juntas de alta qualidade FSW
A atenção a vários fatores garante juntas de FSW consistentes e de alta qualidade. Uma máquina capaz de suportar altas cargas de processo e equipada com dispositivos resistentes de fixação para fixar e anular inteferencias de vibração e desalinhamento no material durante a soldagem são obrigatórios. O uso de ferramentas feitas de material durável e projetos de ferramentas de acordo com o grau do material, a espessura e a geometria da junta são chaves para um processo eficiente. É essencial selecionar os parâmetros do processo, proporcionando um processo estável e alta qualidade conjunta consistente. Verifique a variação do material, pois tolerâncias estreitas e boa adaptação são fundamentais.

A soldagem por fricção está sendo usada para aplicações de alumínio nas indústrias que incluem:
• Trilho
• Construção naval
• Automotivo
• Transporte
• Eletrônicos
• Offshore

Interessado em aprender mais sobre o FSW?
Se você gostaria de aprender mais sobre soldagem por fricção ou sobre juntar materiais similares e diferentes, entre em contato conosco e nós o colocaremos em contato com o especialista certo.

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