caminhao-tanque-aluminio

Caminhões e implementos rodoviários

Estruturas com taras de baixo peso específico consomem menos combustível e permitem maior volume de carga transportada – sem exceder os limites de peso rodoviários estabelecidos pela Lei da Balança –, com consequente redução do custo do frete e otimização de peças, pneus, freios e suspensão. São desempenhos operacionais e econômicos que consolidam o uso do alumínio em caminhões furgão, furgões sobre chassi e semi-reboque, basculantes, carrocerias com fueiros, silo/graneleiro, entre outros.

No transporte de medicamentos e de paletes de bebidas e alimentos – majoritariamente realizados por furgões carga-geral – o metal é barreira absoluta contra luz, umidade, oxigênio e odores, favorecendo a preservação da qualidade do produto transportado.

Caminhões-tanque para transporte de combustível com tanques de alumínio (de 45 mil litros de capacidade) podem transportar até cinco mil litros adicionais de líquido com três toneladas a menos de tara. E com maior segurança contra contaminação, pois não necessita de pinturas protetivas, contra explosões e incêndios em casos de acidentes, pois não emite faísca, e contra vazamentos e rachaduras, pois é altamente maleável.

A segurança também é o diferencial dos para-choques laterais para caminhões. Feitos em alumínio, são leves, absorvem duas vezes mais impacto que similares em aço, duram mais, dada a excelente resistência à corrosão do metal e são facilmente removidos em caso de acidentes.

Principalmente devido a alta resistência à corrosão e às intempéries, frotas que fazem uso intensivo de alumínio rodam em média 15 anos sem necessidade de manutenção drástica, contra oito anos de outros materiais. Por ser imune à oxidação, o alumínio aplicado em transportes também facilita os trabalhos de limpeza e higienização, sendo muito utilizado na fabricação de ambulâncias e carretas frigoríficas.

Além disso, para os frotistas, o alumínio gera renda ao final da vida útil da frota, dado o alto valor no mercado da sucata do material, 100% reciclável.

Ônibus

No transporte coletivo de passageiros, o alumínio é financeiramente estratégico para encarroçadoras e frotistas: reduz em até 30% o peso das carrocerias com equivalente otimização de combustível e resiste às condições adversas e à corrosão, aumentando a vida útil da frota.

Maleável, o metal propicia a fabricação de portas, tampas e bagageiros articulados e móveis, de maneira a facilitar as operações de colocação e retirada de bagagens, bem como entrada e saída de passageiros. Fácil de limpar, o alumínio facilita a gestão, manutenção e higienização dos veículos. O acabamento também é aprimorado, especialmente em relação à planicidade dos painéis externos, que, mais lisos, ainda favorecem a aerodinâmica do veículo.

Em caso de danos diversos, a maleabilidade do alumínio agiliza reparos eventuais dos componentes ou das estruturas, permitindo o rápido retorno do veículo à atividade a menores gastos de gestão.

No interior dos veículos, perfis de alumínio se integram facilmente a materiais diversos, favorecendo designs modernos a puxadores, suportes, bagageiros de mão, portas deslizantes, divisórias e muito mais. Do lado de fora, rodas forjadas de alumínio chegam a ser pelo menos cinco vezes mais resistentes que as rodas de aço, além de serem de 30% a 35% mais leves.

Benefícios da soldagem por FSW

Soldagem por fricção é mais um processo de FORJAMENTO do que um processo de soldagem real. Simplesmente usa-se uma ferramenta de pino giratória com força de forja axial suficientes para criar um vínculo entre duas peças com propriedades muito superiores aos metodos convencionais.

Fornece oportunidades para novas soluções para problemas antigos de união

A tecnologia de ponta da Friction Stir Welding nos permite identificar continuamente novas aplicações de junção para extrusões, fundições, chapas e chapas para clientes que vão de vagões ferroviários a aeroespaciais.

Ligação virtualmente livre de defeitos

Como um processo de estado sólido, a Soldagem por Fricção Misturada elimina muitos dos defeitos associados às técnicas convencionais de soldagem por fusão, tais como retração, fissuração de solidificação e porosidade. A ligação entre as duas peças é feita exclusivamente do material original, dando-lhe características semelhantes de resistência, flexão e fadiga do material original.

Juntar ligas dissimilares

A soldagem por fricção pode ser usada para soldar ligas dissimilares – mesmo combinações não compatíveis com métodos convencionais de soldagem.

Comprimento e largura ilimitados do painel para grandes projetos

Nossa capacidade de produzir maquinário e aplicar a tecnologia é ilimitada. O processo de soldagem por fricção propicia aumento dramático no DCC para além do imaginável até os dias de hoje.

Características mecânicas superiores

A solda por fricção produz uma solda com alta resistência e tenacidade, além de uma estrutura fina que resiste ao estresse por fadiga. Devido ao baixo calor e à pequena zona afetada pelo calor, há uma distorção mínima das partes unidas, reduzindo os custos associados à preparação da peça para uso posterior.

Um processo verde

A soldagem por fricção e atrito é ecologicamente correta, com um processo que apresenta baixo consumo de energia e não requer consumíveis, material de enchimento ou gases de proteção para funcionar, como os métodos convencionais de soldagem. A solda por fricção também não emite fumaça, fumos ou gases que precisem ser exauridos.

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